Síndrome de Burnout
Como lidar com esse vilão
Buscar apoio profissional é fundamental.
Estou aqui para caminhar com você em um processo de fortalecimento e ressignificação. Juntos, vamos despertar sua força interior, reorganizar seus recursos emocionais e redescobrir a alegria e a motivação de viver plenamente todas as áreas da sua vida. Conte comigo para um espaço de acolhimento, escuta, clareza, leveza e transformação.
A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico e mental, resultante de situações de trabalho desgastantes.
Você sabia que a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu o Burnout como uma doença ocupacional, o que significa dizer, que é uma doença relacionada ao trabalho. Fatores como muita competitividade ou responsabilidade, excesso de trabalho, atuar diariamente sob pressão e com objetivos muitas vezes inalcançáveis, ambientes tóxicos, falta de autonomia e reconhecimento, são alguns dos desencadeadores dessa síndrome.
Muitos são os sinais, alguns de origem física outros de origem psicológica.
Atenção a esses sinais!
- Dores de cabeça frequentes;
- Dificuldades em dormir;
- Pressão alta;
- Problemas gastrointestinais;
- Batimentos acelerados e falta de ar;
- Cansaço excessivo, físico e mental, mesmo depois de uma noite de sono;
- Mudanças de humor frequentes e impaciência;
- Ataques de pânico;
- Sentimentos de desânimo, tristeza e angústia;
- Sentimentos de incompetência, sentir-se inútil e com medo de fracassar;
- Isolamento social, quer ficar sozinho e manter-se distante das pessoas;
- Pessimismo sobre o trabalho e a vida;
- Dificuldades de concentração e memória;
- Sentimentos de derrota e desesperança;
- Fadiga.
Sua saúde mental merece essa atenção e você não precisa enfrentar isso sozinho(a).

Síndrome de Burnout
Como lidar com esse vilão
Buscar apoio profissional é fundamental.
Estou aqui para caminhar com você em um processo de fortalecimento e ressignificação. Juntos, vamos despertar sua força interior, reorganizar seus recursos emocionais e redescobrir a alegria e a motivação de viver plenamente todas as áreas da sua vida. Conte comigo para um espaço de acolhimento, escuta, clareza, leveza e transformação…
Saúde Mental
Quando falamos em saúde mental, muitas pessoas pensam que é a ausência de doenças ou transtornos mentais. Mas enganam-se, o conceito vai além disso, saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais, envolve bem-estar emocional, equilíbrio interno e a capacidade de lidar com os desafios da vida cotidiana…
Ansiedade
Ansiedade: quando o futuro pesa demais no presente.
A ansiedade é uma das experiências humanas mais comuns, mas quando ela se torna avassaladora, pode roubar a alegria de viver e a capacidade de realizar as tarefas mais simples. O medo ou preocupação em relação a situações que ainda nem aconteceram ou situações desconhecidas te paralisam, há uma falta de controle, então você evita situações que estão causando sofrimento. Se você chegou até aqui, é provável que esteja buscando entender melhor o que está acontecendo com você ou com alguém que você ama. Saiba que você não está sozinho(a) e que a busca por ajuda é um ato de coragem e autocuidado…
Estresse
Você não consegue ter tranquilidade, paz, sossego e calma no seu dia a dia?? Frequentemente sente-se estressado?
Apesar de sabermos que o estresse parece ser comum na correria do dia a dia, o estresse não deve ser normalizado.
Na rotina acelerada, o estresse pode até parecer normal, podemos ter pressão no trabalho, problemas financeiros, dificuldades nos relacionamentos e tantos outros, mas vai se tornando um problema quando é intenso, forte, se repete com frequência, não encontra solução com o tempo e simplesmente vai se acumulando, te desgastando por dentro, afetando profundamente o equilíbrio emocional e físico…
Depressão
Cuidado!! Estar triste é diferente de estar com depressão, já que a tristeza é um sentimento normal de qualquer pessoa, sendo um estado desconfortável gerado por situações como um desapontamento, lembranças desagradáveis, perda de um ente querido ou pessoa próxima ou até mesmo um término de um relacionamento, por exemplo. De certa forma, esse sentimento será passageiro, a persistência, a intensidade e o impacto no dia a dia dessa tristeza é que pode virar patológica e levar a depressão…
MATÉRIA INTERESSANTE
Psicoterapia na Maturidade
Envelhecer com saúde emocional: O cuidado que acolhe o tempo
O envelhecimento é um processo natural e, ao mesmo tempo, um convite à transformação. À medida que os anos avançam, o corpo muda, os ritmos se ajustam, e novas reflexões surgem sobre a vida, as relações, os afetos e os próprios limites. Mais do que nunca, esse é um momento que merece escuta, presença e cuidado emocional…